sábado, 26 de marzo de 2011

Cusco Localização: Significado e dimensão, os limites, distâncias, tempo



Cusco, significado da palavra

Cusco vem da palavra quíchua
"QOSQO" e significa  umbigo, é creditado com muitos significados, incluindo mestiço cronista Inca Garcilaso de la Vega, que atribui o significado de "centro ou umbigo do mundo".


Localização e arredores


A cidade de Cusco está localizada na região central e sul, leste do Peru, exatamente a oeste do vale do rio Watanay. O departamento tem uma área de 76,225 km2, 5,9% do território peruano (1'285, 215 km2). A província de Cusco tem uma área de 523 km2.


Em Cusco, existem três grandes unidades de terra que podem ser lidos ao longo do noroeste e sudeste do departamento. Estes contêm grande planalto territorial e áreas de selva, com limites definidos apenas por uma interpretação da geral variáveis ​​climáticas e fisiológicas, mas são úteis para a compreensão da grande diversidade de Cusco.


 
Vista aérea da cidade de Cusco
                                                
 
A cidade de Cusco

Cusco de Sacsayhuaman     
Praça principal do Cusco da noite


Cusco à noite

Limites


Delimitada a norte para as selvas de Junín e Ucayali, no sul, com Arequipa e Puno, a leste por grandes planícies da Mãe de Deus da Amazônia e ao oeste pelas serras de Apurímac e Ayacucho Jungle. Actualmente, de acordo com o processo de regionalização iniciado em 1988, o departamento de Cusco tornou-se uma região.


Mapa de Cusco e seus arredores

Departamento de Cusco


Distâncias

De Lima: 1,165 km (724 m) (por Nazca)
De Machu Picchu: 112 km
De Arequipa: 625 km (388 milhas)
De Puno: 389 km (241 milhas)
De Puerto Maldonado (Tambopata): 530 km (331,25 milhas)


Altura e número de pessoas

Cusco está localizado em cerca de 3,350 metros acima do nível do mar e é considerado uma das mais altas cidades do mundo. Ele também tem uma população de 367,800 habitantes. 



Latitude e Longitude

A cidade está localizada a 13º 30
'45 "de latitude sul e 71º 58'33" de longitude oeste de Greenwich. Hora: Hora do Peru está localizada a 5 horas após o GMT (Greenwich Meridian Time) e é semelhante ao da EST (Eastern Standard Time) dos Estados Unidos.

Horário de referência: Quando no Peru é de 12 horas em Santiago e Caracas são 13 horas no Rio de Janeiro e Buenos Aires são 14 horas em Nova York dentro de 12 horas, e Tóquio, os próximos 2 horas.
Tempo no Peru

Tempo

Cusco clima é relativamente frio. A média anual de temperatura oscila entre 10,3 º C e 13 º C (50,54 ° e 52,34 ° Fahrenheit). uma certa uniformidade de temperatura entre o verão eo inverno. Normalmente é frio à noite e durante a madrugada aumenta a temperatura até meio-dia. Em dias ensolarados a temperatura alcança 20 º C Cusco está sob a influência do clima macroeconómico de grandes massas de ar da selva do sudeste, as terras altas e até mesmo regiões distantes da Patagônia. Os ventos provenientes do altiplano peruano-boliviana é bastante frio e seco, como os da Patagônia, entrando pelo sul, leste e que geralmente envolvem eventos climáticos de grande escala.

Por outro lado, os ventos locais que são gerados nos vales e planícies têm sua função de distribuir o calor ea umidade durante todo o dia. Os ventos da mata sul envolvem grandes massas de ar úmido, que são movidos por ventos de leste.

A altitude de Cusco está localizada e sua proximidade com o Equador produz uma variedade de climas em que duas estações: - A estação das chuvas vai de novembro a fevereiro ou março. A precipitação média anual varia de 600-1000 mm. - A temporada de seca, de fevereiro ou março a outubro. Durante o mês de Junho, a temperatura frequentemente cai para 5 º a 7 º C (23 º ou 19,4 º F) e até pode chegar abaixo de zero. Tempo quente (úmida e seca)

Climas úmidos: correspondem às áreas de várzea, tanto para o norte, no baixo Urubamba, e, para esse departamento, na entrada do vale Pillcopata e Araz.

° Precipitação: mais de 1.000 mm. ano

Temperatura de trabalho:
        - máxima: 30º
        - Médio: entre 23º e 25º
        - baixa: cerca de 20º

Estação chuvosa em Cusco

  O clima está mudando, na época das chuvas, pois pode haver chuva e depois de um tempo o sol nasce e depois de meia hora, volta a chover.



Cusco no verão (sol).


A História do Vale Cusco


Mais de 3000 anos de apoio a ser considerada como a cidade mais antiga existente na América. Cusco, e sua diversidade cultural e geográfica, sofreram e desfrutaram diferentes eventos ao longo dos anos, que se tornou um centro de estudo e do país mais importante fonte de turismo.

As planícies, morros e montanhas que formam o vale de Cuzco, foram o resultado de uma grande reviravolta tectônicas que definiu os contornos da zona de montanha dos Andes. Mais tarde o vale torna-se um gigantesco lago glacial a fuga para o sul, deixando um terreno fértil para aqueles que ocupam esse território depois.

Muitas nações de pastores percorriam a terra 10.000 anos atrás.
3,000 anos atrás, as mulheres que acompanharam os pastores nômades já tinha descoberto e Agricultura decidiu estabelecer-se no vale de Cusco, iniciando assim os primeiros assentamentos humanos.

As opiniões diferem quanto aos primeiros habitantes da cidade. Alguns dizem que foi o povo de Marcavalle Sawasiras ou tribos, Antasayas e Wallas, que antes habitavam o vale. Outros são baseados na mitologia Inca, o que dá Pachakuteq Manko Qhapaq e da fundação da cidade. Não há certeza de nenhuma das duas posições, então sim, há um monte de amostras pré-cerâmicos que suportam o antigo título atribuído à cidade.

Pré-cerâmico correspondentes aos Homens da Yauri Chumbivilcas e com uma idade aproximada de 5.000 anos aC, aos pastores de Canas em Chawaytiri Qorqa Homens e dedicada ao cultivo e pastos.

No período Formativo, a cidade começou a ser habitada Watanay Valley ou Vale de Cusco. No período sedentário, cerca de 1000 anos aC, Marcavalle foi escolhido para resolver. Esta cidade foi localizado no lado leste da cidade, e tinha uma população de agricultores e pastores mal organizado.

Cerca de 800 aC, foi desenvolvida a cultura Chanapata e 600 anos AD Qotakalli foi criado, que foi a primeira região do estado do sistema regional em vigor. Mais tarde, como resultado da invasão Wari foi criado Killki estatais com finalidade regional em 800 dC, e os lucros até o ano 1000 dC c.

Em qualquer caso envolveu nações que tinham desenvolvido uma forte organização social baseada nos princípios de solidariedade e respeito pelos mais velhos.

Um controle hábeis do território com base no entendimento antigo da ecologia e das interacções harmoniosas entre os organismos vivos eo seu ambiente.
Eles também tiveram algum bem-estar econômico baseado em uma antiga tradição de trabalho compartilhada (Ayni).

Os sucessivos povos que ocuparam o vale de Cuzco também encontrado na forma de interagir com as cidades vizinhas e incorporar elementos de suas crenças, conhecimento e tecnologia como forma de progresso, como enriquecer permanentemente os seus conhecimentos, sua cultura e tornou-se mais sábio.


O povo sabe o Inkas anteriores e da agricultura e do comércio


Os Wari, a primeira organização política PAN Andina, que estava à beira de se tornar um verdadeiro império, viu a importância do Vale do Cusco e construiu uma grande cidade 30 km. Para leste, a conhecemos hoje sob o nome de Pikillaqta.





A sacralidade da Qosqo

A relação do homem com Deus acontece através das forças naturais, ea interpretação da energia contida em lugares familiares como algo sagrado.

Qosqo era por natureza um lugar sagrado, a morada dos deuses. Seu antigo nome implica: Qosqo equivalente em nossa língua um centro vital, ou plexo solar é o centro energético do corpo onde os sentimentos residem.
Qosqo também é sagrado, pois é cercada por montanhas sagradas: Doze montanhas da guarda: APUS, espíritos superiores ao redor do palco onde a vida da cidade mais importante da América pré-colombiana.

Sua posição como um centro de peregrinação para milhares de anos é um reconhecimento da sacralidade da cidade, bem como, desde tempos imemoriais Qosqo atingiu os homens e mulheres, dispostos não só para alimentar a sua santidade, não somente para a adoração e reverência, mas principalmente a dar de si, o seu conhecimento, sua tecnologia, um processo de troca de tecnologia é chamada de mitimaes.
As energias que alimentam os seus habitantes e que resultam de suas pedras antigas e as montanhas são multiplicados quando novas pessoas trazem nova fé. Cusco espanhol se torna o novo centro de evangelização e aumenta sua sacralidade. Cusco se torna o centro de evangelismo.


O Inka Cusco


Diz a lenda que a nação Manko Qhapaq e acompanhá-lo foi ordem de Deus, quando ele deixou o sagrado Lago Titicaca. Pesquisar na terra prometida, onde afundou o touro de ouro deu o Sol, seu Pai, como um sinal de fertilidade.


Manko companheiros estavam de alguma forma nações descendentes de uma grande civilização: O Tiahuanaku, que fez grandes avanços na astronomia, agricultura, arquitetura, e foram baseados em torno do lago Titicaca.

As pessoas eram mais elevados do que tinha a missão civilizadora, e que ambos eram portadores de uma antiga tradição religiosa que baseia seus princípios na Ayni, ou seja, a capacidade de compartilhar.

As nações que ocuparam o vale de Cuzco, e eles fizeram sua Pakarina (lugar mítico de origem sagrada) no morro Huanakauri - o local onde a equipe de ouro afundou emitido pelo sol - viveu muitos anos em um processo de chamadas, chamada a pessoas, compartilhando a sua cultura, suas tradições de ensino.
Assim, fortaleceu seus domínios nos séculos seguintes, atingindo o tempo que era necessário para confrontar o poder com os países vizinhos, o vale do Apurimac, que pretendia invadir a Cusco. Neste período da história conhecido como "A guerra contra o Chankas"

O início da civilização Inca foi no ano 1200 dC e sua fase de expansão em 1400 DC


O projeto político de Pachakuteq

Inka Yupanqui, filho de Viracocha foi um homem excepcional jovens: a inteligência precoce, ele entendeu os antigos princípios da Ayni, e estava preocupado com a unidade dos territórios que eram habitadas por povos de diferentes culturas, com diferentes graus de desenvolvimento, no entanto, ocuparam várias áreas de grande diversidade ecológica.

O jovem Inca Yupanqui havia viajado e observou que além dos vales de montanha com quem ele estava familiarizado, havia montanhas cobertas de neve e planícies áridas, vales tropicais, planaltos, vales férteis e florestas costeiras impenetrável terras tórridas, ou seja, terras que rodeavam a Cusco para sua diversidade e potencial para a produção foram uma riqueza muito importante.

Ele tinha vislumbrado era imperativo para unir os territórios sob uma única autoridade, e para as quatro partes do mundo (Costa, Sierra, Selva, Altiplano) começam a se formar uma única unidade territorial, e as tecnologias de partilha, partilha de recursos humanos e naturais podem cumprir o primeiro sonho: levar a civilização a todo o mundo então conhecido.

Inicie o processo civilizatório foi um sonho que não poderia ser alcançado sem luta, e esta ocorreu quando Cusco, cidade sagrada foi atacada pelos exércitos do Uscovilca, Chanca chefe da nação, destina-se a assumir o Inkas territórios.

Inka Yupanqui organizou um exército, estabeleceu alianças, fez uso de várias técnicas de guerreiros dos exércitos formalmente recrutados para a guerrilha liderada por Chanancoricoca. Quando eu finalmente derrotou os Incas, em Cuzco, reconheceu a liderança do Inca novos, que já assumiu o seu novo nome: "Pachakuteq Inka Yupanqui".



O governante Inca


Com o império inca Pachacutec expandiu os seus limites máximos.


Sob o paradigma da "Unir para governar" Pachakuteq, o transformador do mundo começaram a construir novos relacionamentos, o equilíbrio geo-político novo, novas alianças e, sobretudo, os povos que habitavam os territórios conhecidos começaram a se organizar no Tawantinsuyo grande, o Empire as quatro partes do mundo: Que vales predominantemente do norte e montanhas escarpadas, é chamado de Kuntisuyo: O Ocidente, composta por vales e desertos costeiros formaram o que seria o Chinchaysuyo. Para o sul, era o planalto em redor do Lago Titicaca, que por sua vez foi chamado Qollasuyo e, finalmente, a leste, para a Amazônia tomou o nome de Antisuyo.

Assim, um projeto de unificação política, no coração da Cordilheira dos Andes, tendo clara diferença a partir do paradigma ocidental defendeu "Dividir para reinar". A partir de então começou a tomar forma Tawantinsuyo grandeza, com sua capital, Cusco.

Algo que caracterizou Pachakuteq, era seu profundo respeito pelas tradições dos povos conquistados. Os símbolos dos povos conquistados eram venerados no Korikancha e Sunturwasi, e algumas das suas tradições e costumes foram assimilados pelo povo Inca.


Chegada dos conquistadores espanhóis

O que se segue é uma história familiar, a 15 de novembro de 1533, os espanhóis chegaram e com eles a queda do império, e uma súbita emergência cultural mudou a capital para Lima.

Mas o espírito de luta não viajou para a nova capital, pelo contrário, manteve-se em Cusco. Uma das principais expressões desse espírito de revolta Manko Inka, que durou de 1536-1572, quando foi derrotado e executado o último da dinastia Inca, Tupac Amaru I.






O espanhol teve uma dura resistência de senhores da guerra Incas
durante os primeiros anos da colônia.


Processo de Independência

Mas não podemos esquecer o maior precursor da independência do Peru, Tupac Amaru II e José Gabriel Tupac Amaru Inca, que, em 1780, lançou uma nova rebelião que marcou sem dúvida o mais importante precedente contra o domínio espanhol na América. Infelizmente, uma traição por causa de sua derrota e execução, juntamente com sua família, da Plaza Mayor, na mesma cidade onde nasceu.



Túpac Amaru II


O precedente tinha profundidade, e foi seguido por Mateus e irmãos Pumacahua Angulo, que liderou outra rebelião entre 1814 e 1815.

Finalmente, em 1821, devido às incessantes lutas e abrangente de apoio na América do Sul, o Peru conseguiu a independência da Espanha.


Cusco em tempos modernos

E em 1933, Cusco foi declarada a "Capital Arqueológica da América do Sul" pelo Congresso dos EUA realizada na Argentina.

Mas não é só a rebelião abalou a cidade, mas assim como o poder da natureza, com um terremoto de 7 graus em 1950, o que restou apenas um quarto dos seus edifícios originais.

No entanto, a grandeza histórica e cultural grande, Cusco recebeu inúmeras manifestações de reconhecimento mundial, como dado em 1978 pelo 7. Convenção de Prefeitos das Cidades Mundiais, realizado em Milão - Itália, Cusco declarado como "Património Cultural da Humanidade". A UNESCO, por seu turno, concedida em 1983, o título de "Patrimônio Cultural da Humanidade".

O Peru não está atrás de nós, e 22 de dezembro de 1983, reconheceu o presságio de seu interior andino com uma lei que declarou a cidade de Cuzco como "Patrimônio Cultural da Nação "e "capital turística do Peru."






Descrição da antiga cidade inca, Cidade Puma

Cusco, a cidade sagrada de peregrinação e culto. Deve ser uma cidade digna de sua importância. Assim Pachakuteq decidiu reconstruir o transformador e colocá-lo em todo o seu esplendor.

Seus arquitetos decidiram seu caminho: um gato agachado, um puma (Puma).

Astrônomos planejou um sistema complexo de santuários cuidadosamente alinhados com as estrelas, para corresponder a um calendário gigante, que também têm funções sociais e festivas.

O morro foi transformado e moldado. A parte superior correspondente ao grande chefe da Puma, tornou-se Sacsayhuaman, a uma fortaleza, que era ao mesmo tempo templo, santuário observatório e centro de reuniões de grande massa.

A espinha dorsal do puma foi delineado pela rua Pumakurko. Lá, que decorreu backbone principal das ordens Império Vida da cabeça para partes diferentes do corpo. O coração batendo Plaza da cidade onde viviam e latejava sentimentos da vida cívica.

Pumaqchupan distrito ou "Tail Puma" é o ponto de encontro do rio Saphi com o Tullumayu (Oeste do Rio ou Rio Delgado) na frente de onde hoje está o Hotel Savoy.







O Qorikancha, que brilhou no esplendor dos seus templos de pedra e ouro. Encontrado um jardim de ouro, onde as plantas, animais e outras oferendas eram feitas de ouro, prata e pedras preciosas. Foi, assim, uma cidade de fábula.

Mas mais do que riqueza ou maravilhas arquitectónicas eram proeminentes na cidade de Cusco, a sua sacralidade e sua importância política, porque a partir daqui foi governado um território tão grande como o Império Romano, e de seus palácios e as ruas estavam se formando uma sociedade equilibrada e de forma justa.

A cidade estava cheia de ruas estreitas, geralmente em linha reta e bem pavimentadas. As paredes dos edifícios na área central foram construídos de pedra, enquanto os subúrbios eram feitas de adobe (tijolo de barro) ou Pirka com paredes revestidas de tipo estuque pintado ou reboco de barro. Os telhados eram de palha.




As casas não eram muitas portas ou janelas para se manter 
quente durante a estação fria.


Inca Centro

A vida na antiga cidade de Cusco girava em torno da grande praça, pavimentada com lajes de pedra e cobertas com areia do mar para evitar acidentes nas épocas de chuvas. Esta foi dividida em dois setores pelo rio Saphi. Na área chamada Huakaypata, cerimonial ou setor, como a tradição, Wakaypata, chorando setor, foram feitas cerimônias políticas e religiosas Tahuantinsuyo mais importante. A outra metade da praça era o setor Kusipata, de alegria, porque, depois das grandes cerimônias, a população estava concentrada na realização de suas festas, comer e beber. Por meio desses dois setores tinham um planalto conhecido como Usnu de onde os incas, os sacerdotes ou outros agentes se dirigiam ao povo.

Ao redor da praça foram os edifícios mais importantes, especialmente alguns palácios incas. Cada palácio ocupado um vasto território, normalmente um bloco ou um tribunal (o pátio em torno do qual foram dispostos vários recintos retangulares, formando a unidade básica da arquitetura residencial inca). Lá também moravam o Panaca o Inca, a sua família.

Ao norte ficava o palácio do Inca Pachacutec, conhecido como Qasana, mas agora é na esquina da Calle de Silversmiths, ao norte foi o palácio de Inca Roça Qoraqora nomeado, o palácio do Inca Viracocha, o Kancha Kiswar, estava na área é hoje a Catedral. Antes desta casa era um Sunturwasi, construção cilíndrica, que serviu como Casa de emblemas, recinto onde se manteve a bandeira sagrada dos incas, a leste da antiga, o Kancha Hatun que pertencia ao Inka Yupanqui, em que Pukamarka era o Inka Tupac Yupanqui Palace, localizado na Rua Maruri, hoje, ainda são vistas magníficas das suas muralhas.



Hatunrumiyoq Palace, hoje Paço Arquiepiscopal, onde está a Pedra dos Doze Ângulos, pertencia ao Inka Roca, presumivelmente tendo Qollqanpata Palace, localizado na freguesia de San Cristóbal, foi possuído pelo Inca Manco Capac. O Kancha Amaru foi o palácio de Huayna Qapaq, atualmente ocupada pela Companhia de Jesus, agora rodeado pela avenida dom, Mágoa ruas e Loreto. Frente do palácio que havia um outro Sunturwasi.

Sobre Kusipata, o presente Plaza de Armas, não houve outro palácio, mas as áreas já estavam preparados e fortificadas para futuras construções. Aqui, também, a cada 5 dias, foi realizado qhatu (de mercado), com base no escambo (troca de mercadorias), que foi assistido por centenas de pessoas.


Pucamarca

 
Foi nomeado para a "Big Apple" que encerram as ruas Maruri, Pampa del Castillo, Plaza de Santo Domingo e Romeritos. Dada a sua dimensão, Garcilaso "grande bairro", no tempo dos incas poderia ser formado por três blocos de comprimento com um eixo paralelo importante para a Piazzetta. Pucamarca fazia parte da infra-estrutura religiosa da cidade. O primeiro bloco, em comparação com Koricancha, continha uma Cusicancha, na esquina da Santo Domingo e Romeritos.

Diz-se que ali nasceu Inca Yupanqui, Pachacuti. Havia também sacrifícios dos membros do Panaca (família real), do Inca, o ayllu, a família do Inca. Oeste do que a casa era um pequeno prédio chamado Illanguarque onde, segundo o cronista Cobo, prestou homenagem às armas de Pachacutec. No extremo leste, em frente à Plaza de Santo Domingo, foi Morourco, um nome também pode ser huasca urco cobra-macho ", que foi a casa onde eles mantiveram a corda comprida, trançado amaru em quatro cores: preto, branco, vermelho e tawny, com uma nuvem grande de lã grossa e vermelha no final.

De acordo com Cristóbal de Molina, alguns dançarinos usou em taquicardia - dançando e cantando - até a praça central, para dançar com ela e deixá-la enrolada no chão como uma cobra. Yanayra Essa dança foi chamada e fez parte das festividades Capac Raymi, comemorando o solstício de verão.


O Acllahuasi

 
O Acllawasi ou Casa das Virgens da casa Sol, ou acllas ñustas escolhido foi do lado nordeste da atual sociedade de Jesus. Solar era uma parte longa da Rua Triunfo, em frente à Catedral, e vai para a rua Maruri. Teria sido de cerca de 220 metros de comprimento de norte a sul e 50 metros de largura.
Certamente, os padrões seguidos construção Inca acllahuasi e layout interno das instalações deverá conter vários campos dispostos em sucessão.

Algumas casas mantidas pela porta Inca trapezoidal, no qual foram associados os brasões de armas do novo ocupante, estilo simples, colunas clássicas e rosetas plateresco. A posição do salão central não é simétrica, como em Lima, mas está situado em um dos lados e até canto. Isso nos impede de ver o interior da casa pela porta da frente. Somente depois que ele cruzou o salão os visitantes irão descobrir o pátios típicos do Renascimento, com arcos semicirculares, suportados por colunas de pedra em ambos os pisos. Esta disposição é semelhante ao observado nos claustros do convento, mas na arquitetura doméstica são geralmente dois ou três arcos alternando com corredores ou galerias superiores de madeira entalhada. As escadas, degraus de pedra, que serve para ser feito em dinheiro e estavam em um canto do pátio e às vezes usava figuras decorativas ou esculpida em relevo, como o leão da Casa del Almirante.

A rua de pedra requintado ou beco do Loreto Sun percebe a importância do edifício. Intikijllu, por exemplo, era a parede ocidental do edifício e é um excelente trabalho cívico. Se você olhar atentamente você verá que há cadeiras são iguais e que, sob as linhas se sobrepõem, a altura das pedras está diminuindo. A frente virada para a praça foi perdido e apenas fragmentos de muralhas em estabelecimentos comerciais que frente. O lado leste do prédio antigo na Rua Estreita Santa Catalina e sua extensão em Arequipa Street. Grande parte da frente é ocupada pela igreja e mosteiro de Santa Catalina. Alguns estabelecimentos comerciais que exibem frente e completa restos do muro cortado por portas modernas.










Fontes:




MusicPlaylist